Oficinas

 

Oficinas Confirmadas

 

Construindo seu Librário  (CANCELADA)

Ministrante: Juraci Pereira dos Santos

 

Experimentos e simulação no ensino da física

Ministrante: Liberalino de Souza Meneses

 

Técnicas de oratória para professores

Ministrante: Carlos Denilson Coimbra Soares

 

Elaboração de Projeto de Pesquisa  (VAGAS ESGOTADAS)

Ministrante: Sammya Vanessa Vieira Chaves

 

Jogos de tabuleiros africanos e educação matemática na perspectiva interdisciplinar  

(VAGAS ESGOTADAS)

Ministrante: Antonio Francisco Ramos

 

Modelagem e planejamento de negócios

Ministrantes: Marina Bezerra da Silva  e Hangra Yllane de Sousa Feitosa

 

Estudos bibliométricos: procedimentos e ferramentas

Ministrante: Francis de Sousa Fernandes

 

Geometria de Efeito 3D 

Ministrante: Francismar Holanda

 

Envelhecer com dignidade é um direito da pessoa idosa

Ministrante: Maria da Conceição Soares de Sousa

 

O tesouro do lixo

Ministrante: Evandro Bacelar Costa

O meio ambiente sofre constantemente com a poluição ambiental exercida pelo ser humano. Desta forma, a oficina “O tesouro do lixo” tem como objetivo propor uma forma atraente e criativa de reutilizar o papelão, visto que este material é constantemente descartado no meio ambiente, deixando assim de receber uma destinação correta. Diante disso, a oficina tem a proposta de ensinar os participantes a produzirem esculturas e peças decorativas a partir do papelão, utilizando para isso materiais simples como tesoura, cola e papelão

 

Introdução a robótica educacional através da plataforma Arduino

Ministrante: Valdeilson da Silva Ramos

 

Artigo experimental: o desafio da escrita científica (VAGAS ESGOTADAS)

Ministrante: Profa. Msc. Renata Freitas de Oliveira

Dentre os gêneros textuais que circulam na esfera acadêmica, um dos mais explorados é o artigo experimental. Conforme Motta-Roth e Hendges (2010), tal gênero tem a função primordial de divulgar o conhecimento gerado nas atividades de pesquisa, além de servir como um canal de informação entre professores, alunos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas nos cursos de graduação e pós-graduação. Considerando a relevância que este gênero possui no âmbito universitário, propõe-se nesta oficina, uma reflexão sobre elaboração deste à luz dos estudos de Hyland (2000, 2009) acerca do entendimento de cultura disciplinar, tendo em vista que, cada área do saber possui seus objetos de estudo, convenções próprias, terminologias e estoque de conhecimentos, o que resulta em modos particulares de construir objetivos, metodologias e maneiras de utilizar a linguagem.