Oficinas Confirmadas
Construindo seu Librário (CANCELADA)
Ministrante: Juraci Pereira dos Santos
Experimentos e simulação no ensino da física
Ministrante: Liberalino de Souza Meneses
Técnicas de oratória para professores
Ministrante: Carlos Denilson Coimbra Soares
Elaboração de Projeto de Pesquisa (VAGAS ESGOTADAS)
Ministrante: Sammya Vanessa Vieira Chaves
Jogos de tabuleiros africanos e educação matemática na perspectiva interdisciplinar
(VAGAS ESGOTADAS)
Ministrante: Antonio Francisco Ramos
Modelagem e planejamento de negócios
Ministrantes: Marina Bezerra da Silva e Hangra Yllane de Sousa Feitosa
Estudos bibliométricos: procedimentos e ferramentas
Ministrante: Francis de Sousa Fernandes
Geometria de Efeito 3D
Ministrante: Francismar Holanda
Envelhecer com dignidade é um direito da pessoa idosa
Ministrante: Maria da Conceição Soares de Sousa
O tesouro do lixo
Ministrante: Evandro Bacelar Costa
O meio ambiente sofre constantemente com a poluição ambiental exercida pelo ser humano. Desta forma, a oficina “O tesouro do lixo” tem como objetivo propor uma forma atraente e criativa de reutilizar o papelão, visto que este material é constantemente descartado no meio ambiente, deixando assim de receber uma destinação correta. Diante disso, a oficina tem a proposta de ensinar os participantes a produzirem esculturas e peças decorativas a partir do papelão, utilizando para isso materiais simples como tesoura, cola e papelão
Introdução a robótica educacional através da plataforma Arduino
Ministrante: Valdeilson da Silva Ramos
Artigo experimental: o desafio da escrita científica (VAGAS ESGOTADAS)
Ministrante: Profa. Msc. Renata Freitas de Oliveira
Dentre os gêneros textuais que circulam na esfera acadêmica, um dos mais explorados é o artigo experimental. Conforme Motta-Roth e Hendges (2010), tal gênero tem a função primordial de divulgar o conhecimento gerado nas atividades de pesquisa, além de servir como um canal de informação entre professores, alunos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas nos cursos de graduação e pós-graduação. Considerando a relevância que este gênero possui no âmbito universitário, propõe-se nesta oficina, uma reflexão sobre elaboração deste à luz dos estudos de Hyland (2000, 2009) acerca do entendimento de cultura disciplinar, tendo em vista que, cada área do saber possui seus objetos de estudo, convenções próprias, terminologias e estoque de conhecimentos, o que resulta em modos particulares de construir objetivos, metodologias e maneiras de utilizar a linguagem.