Organograma – Teresina Zona Sul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrutura organizacional – clique aqui

 

O Campus Teresina Zona Sul (CATZS) foi criado em 2007 como uma Unidade Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica do (CEFET-PI). A partir da Lei nº 11.892/2008 que criou os Institutos Federais, passou a ser denominado Campus Teresina Zona Sul. Está sediado na Avenida Pedro Freitas, nº 1020, Teresina-PI.

O Campus iniciou suas atividades de ensino no dia 11 de fevereiro de 2008, com a oferta dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Edificações, Vestuário e Gastronomia (formas Integrada e concomitante/subsequente); Saneamento Ambiental (forma integrada); e Estradas (concomitante/subsequente). Sendo ainda ofertado, no segundo semestre do mesmo ano, o curso Técnico Integrado em Cozinha, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA).

Em 2009, foram criados os cursos técnicos concomitante/subsequente em Panificação e Cozinha. Em 2011, inicia a oferta do curso Superior Tecnologia em Gastronomia e, é ofertado à comunidade o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Docência da Educação Profissional. Em 2012, foi implantado o curso Superior de Licenciatura em Informática. Neste mesmo ano, a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) foi ampliada, além do Programa CERTIFIC (2010) e Mulheres MIL (2011), o Campus iniciou a oferta de cursos FICs e técnico concomitante por meio do Programa PRONATEC.

Para melhor orientar sua ação educativa, o CATZS apresenta como missão “Promover a formação de cidadãos capacitados e competentes para atuarem em várias habilitações profissionais, em pesquisas científicas e na difusão de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país”.

Atualmente (2022) o CATZS possui, aproximadamente, 164 servidores (97 professores e 67 técnico-administrativos) para atender o efetivo de 1.168 alunos (alunos matriculados no semestre letivo 2022.1), nos diversos níveis e modalidades de ensino, na forma presencial e a distância. Em conformidade com as finalidades dos IFs, oferta os seguintes cursos:

  • Cursos Técnicos na forma Integrada: Saneamento, Edificações e Vestuário; Cozinha na modalidade PROEJA;
  • Cursos Técnicos na forma Concomitante/Subsequente: Edificações, Estradas, Panificação, Nutrição e Dietética, Vestuário e Gastronomia;
  • Cursos Superiores: Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Design de Moda, Licenciatura em Informática e Bacharelado em Engenharia Civil.

Considerando a perspectiva de inclusão da classe trabalhadora, o CATZS implementa ações que beneficiam o ingresso e a permanência do público-alvo, como a aplicação de questionário socioeconômico para o ingresso nos cursos de qualificação, o acompanhamento pedagógico dos alunos e a assistência estudantil.

 

 

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

 

Descrição do Campus O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Teresina Zona Sul fica localizado à Avenida Pedro Freitas, 1020, bairro São Pedro, em Teresina PI, CEP 64019-368. Está situado em um terreno de 5 hectares e possui uma área construída de aproximadamente 5.134,42 m².

Suas atividades são desenvolvidas por diversos setores que estão disponíveis à comunidade acadêmica, quais sejam: a Direção Geral, Direção de Ensino, Coordenação Geral de Apoio ao Ensino, Coordenação Pedagógica, Setor de Disciplina, Coordenações de Cursos, Coordenação de Controle Acadêmico, Coordenação de Biblioteca, Coordenação de Extensão, Coordenação de Pesquisa e Inovação, Coordenação de Tecnologia da Informação, Setor de Serviço Social e Psicologia, Setor de Enfermagem, Setor de Odontologia, Departamento de Administração e de Planejamento, Coordenação de Orçamento, Contabilidade e Finanças, Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado, Coordenação de Logística e Manutenção, Coordenação de Compras e Licitação e Coordenação de Refeitório.

 

Salas de Aulas

O IFPI, campus Teresina Zona Sul, dispõe atualmente de 22 (vinte e duas) salas de aula, sendo estas ocupadas nos turnos manhã, tarde e noite. Todas são equipadas com Kit Projetor de Multimídia Interativo, ar-condicionado, quadros de acrílicos com aproximadamente 42 m² e tem capacidade para 40 alunos.

 

Sala de Professores

A sala dos professores é mobiliada com mesa para reuniões, armários guarda-volumes, bebedouro, 01 computador interligado em rede e com acesso a internet, 01 impressora a laser e ar-condicionado, frigobar, cafeteira. Ainda na mesma sala, possui outra sala com bancadas para acomodações individuais.

 

Biblioteca Acadêmica

A Biblioteca José Gomes Campos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Teresina Zona Sul tem como finalidade dar suporte ao Ensino, Pesquisa e Extensão, através de seu acervo informacional e serviços oferecidos a comunidade docente e discente, pesquisadores em geral e servidores técnico administrativos desta instituição.

A Biblioteca é responsável técnica pelo tratamento dos materiais de informação (livros, periódicos, CD-ROM, DVDs, Bases de dados, informações on-line, dentre outras mídias de armazenamento) adquiridos pela instituição, através da compra, doação ou permuta, bem como a disposição destes materiais para consulta aos usuários da Instituição.

A Biblioteca possui um acervo de livre acesso para os usuários e tem em média um total de 5.367 títulos e 12.978 exemplares de materiais bibliográficos entre livros, trabalhos acadêmicos, folhetos, periódicos e materiais on-line. Utiliza o Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas – para o gerenciamento de serviços e de acervo, permitindo a recuperação de informações sobre qualquer item disponível em todas as bibliotecas da Instituição, além de outros serviços como empréstimo, aviso de liberação de reservas, renovação pela Internet, envio de recibos, cadastramento de área de interesse, entre outros.

 

Laboratório IFMaker

O laboratório INOVAMAKER será implantado para auxiliar a comunidade acadêmica no desenvolvimento da cultura learning by doing, potencializando o processo ensino e aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares entre todas as áreas de conhecimentos do Campus.

 

Laboratórios de Informática

O campus conta com 03 (três) laboratórios de Informática, computadores com acesso à internet, conectados por cabeamento estruturado e climatizados. 02 (dois) laboratórios possuem projetores de multimídia interativo com lousa digital. Nestes ambientes são desenvolvidas aulas práticas de Informática Básica, de Softwares e Aplicativos a serem utilizados pelo curso de Tecnologia em Design de Moda, bem como planejamentos de aulas práticas usando Softwares livres de aprendizagem.

 

Quadra Poliesportiva

O campus conta com uma quadra poliesportiva coberta e iluminada, destinada às práticas de Educação Física do Ensino Técnico integrado ao médio, como também para atividades físicas de docentes e alunos das outras modalidades de educação presentes no campus. O campus possui profissionais de educação física, responsáveis por conduzir as atividades em práticas curriculares e também referentes a projetos de extensão envolvendo a sociedade teresinense.

 

Setor de Saúde

A equipe de saúde é composta por 01 médico, 03 técnicas em enfermagem, 01 psicóloga, 02 assistentes social, 03 dentistas e 02 técnicas em saúde bucal para atendimento da comunidade acadêmica em geral.

 

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Os recursos de TICs do Campus são destinados às áreas Administrativas e de Ensino, contribuindo para a eficiência dos processos de apoio e finalísticos da instituição.

 

Estacionamento, Área de Lazer e Circulação

A área do Campus possui estacionamento amplo, interno e externo, com capacidade para atender as necessidades dos servidores e alunos. Possui também uma área de lazer e circulação arejada, com corredores sinalizados e áreas de convivência e jardins. Nas dependências existe uma cantina, permissionada legalmente a comercializar alimentos a preços de mercado, atendendo às necessidades dos servidores e alunos da instituição.

 

Meios de Transporte

O Campus conta com 04 veículos utilizados nas atividades administrativas e de ensino, quais sejam, 01 micro-ônibus com capacidade para 24 pessoas, 01 ônibus escolar com capacidade para 40 pessoas, 01 ônibus com capacidade para 48 pessoas. Estes são usados para o transporte de alunos em visitas técnicas, congressos, eventos educacionais, transporte intramunicipal e intermunicipal, deslocamento para os pontos de ônibus, dentre outras atividades. Possui também 01 veículo oficial utilizado como apoio às atividades administrativas, bem como para o transporte de técnicos e docentes em atividades de interesse do Campus.

 

Multimeios

Os recursos de multimeios disponíveis são caixa de som, microfone, câmera fotográfica digital, caixa de som para computador, notebook e datashow para atender a necessidade dos professores e alunos.

 

Laboratórios Especializados do Curso de Tecnologia em Design de Moda

O campus conta com laboratórios especializados que atendem de forma satisfatória, em quantidade e qualidade aos alunos do Curso de Tecnologia em Design de Moda, dispondo de equipamentos e utensílios adequados ao desenvolvimento de diversas atividades, bem como para a montagem e execução de experimentos científicos e tecnológicos como pré-requisito essencial para atender ao perfil e à qualidade da formação acadêmica. A relação teoria/prática será uma constante no curso e os experimentos constituem um dos mecanismos apropriados para sua efetivação.

  • Laboratório de Costura
  • Laboratório de Modelagem Plana
  • Laboratório Multidisciplinar: Modelagem Tridimensional, Desenho, Pesquisa e Criação
  • Laboratório de Estamparia
  • Laboratório de Modelagem Informatizada

 

 

PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

 

Corpo docente do Campus Teresina Zona Sul

A equipe para a formação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda é interdisciplinar e interligada por diversas áreas, tais como Moda, Informática, Letras, Pedagogia, Sociologia, Administração, Matemática, Artes, História, Direito e Engenharia. O Quadro 9 a seguir apresenta a relação de professores escalados para formar o corpo docente do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, suas titulações máximas e regimes de trabalho.