Apresentação

Os festivais de música popular – que foram, nos anos 1960 e 1970, o ponto culminante da cultura de massa no Brasil – praticamente desapareceram no último quarto do século passado. Aqueles festivais revelaram todos os talentos que ainda hoje são destaques da MPB, tais como Chico Buarque, Edu Lobo, Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Lins, Gonzaguinha, Aldir Blanc e Belchior, apenas para citar alguns.

No cenário de música teresinense, para situar uma iniciativa de âmbito local, temos apenas o festival Chapada do Corisco (CHAPADÃO), promovido pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves–Prefeitura Municipal de Teresina, que permanece ativo desde os anos 1990, sendo, portanto, a única iniciativa de amplo espectro para o fomento e divulgação da música autoral produzida na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

Nesse sentido, o presente evento visa fortalecer as atividades culturais no campo da performance musical (instrumental, vocal, poético-literária e composicional) desenvolvidas atualmente pelos discentes vinculados à instituição, permitindo que essa produção possa alocar-se para além do ambiente educacional/acadêmico ao tempo em que estimularemos iniciativas que proporcionem engajamento interclasses, intersetorial entre discentes, instituição e comunidade em geral.

I Festival da Canção no IFPI

O I FEC-IFPI tem como proposta uma dupla importância estratégica: primeiro, a de possibilitar espaço e visibilidade para novos compositores, ampliando a diversidade cultural e estimulando o desenvolvimento do cenário de música autoral em todos os campi. E, segundo, incentivar a formação de novos grupos, cantores e músicos, revelados dentre os estudantes do ensino médio e superior, que estarão participando direta ou indiretamente do evento.

O Festival cumpre desse modo, uma função cultural e social fundamental: produzir e difundir uma das mais importantes manifestações culturais de nosso país, apostando assim no futuro de uma geração de artistas locais/regionais/nacionais.

O evento objetiva dar oportunidade aos talentos do IFPI, promovendo integração entre estudantes e servidores de todos os campi. E disponibilizar as canções finalistas ao público.