Centro de Uruçuí. Entrevista de Maria das Dores Gomes Rocha (Perpétua) concedida a João Hemílio Alencar Alves

Meu bairro amanhece o dia com o seu Salú levando seu gado pra tirar leite, e logo depois o seu Berto com sua rabetinha indo pro rio pescar. Em torno de 6:30 começa a chegar algumas pessoas pra fazer caminhada, e logo depois chega o pessoal indo para seus trabalhos. Quando dá umas 9 horas a dona Maria passa vendendo seu cheiro-verde de casa em casa, ao meio dia as pessoas começam a sair de seus trabalhos pra ir almoçar e o movimento diminui um pouco. Às 2 horas o movimento começa a aumentar de novo e assim vai até o fim da tarde.

Quando chega a boquinha da noite muitos voltam a andar na praça fazendo caminhada, outros vão para namorar ou para pegar Wi-Fi e tem deles que vêm para jogar bola. No meu bairro tem de tudo: banco, prefeitura, lojas de roupas, madeireira e muito mais, onde todas as pessoas acham o que procuram. Nele também é onde ocorre o maior festejo do ano, que reuni muitas pessoas de vários lugares. Meu bairro é muito tranquilo e todos os vizinhos, quando chega a noite, sentam na porta pra ficar conversando e vendo o movimento.

 

ENTREVISTA DE PERPÉTUA

João Hemílio: Como chegou? De onde veio?

Perpétua: Eu cheguei aqui de jangada pelo rio Uruçuí Preto. Esse rio desemboca no rio Parnaíba. A gente veio de um interior chamado Campo Largo, que fica a 45 km de Uruçuí, indo sentido ponte.

JH: Quais foram as dificuldades?

P: As dificuldades foram muitas. A gente não tinha um barco grande pra trazer nossas mudanças, então improvisamos e fizemos de talo de buriti, que aqui na região é chamado de macaco. Quando chegamos fomos construir nossa moradia. Os homens e as mulheres trabalhavam dia e noite na construção da nossa casa.

JH: Quantos e quais vieram, ou já moravam aqui?

P: Quando a gente veio só vieram eu e minhas irmãs e irmãos e sobrinhos, mais já tinha um irmão da gente morando em Uruçuí que se chamava de Lemi, mais ele morava com sua esposa em outro bairro. A gente trouxe os nossos filhos e sobrinhos pra estudar aqui pra ser alguém na vida. Com o passar dos tempos minha mãe veio morar com a gente e deixou o meu pai tomando conta da fazenda, mas uma vez por mês ele vinha nos visitar e trazer a comida da gente. A comida era trazida de animal em jacás, mas vinha de tudo: arroz, feijão, banana, carne e tudo mais.

JH: O bairro já existia? Se não, o que tinha?

P: O bairro não existia. Aqui era zona rural, tinha mato pra todo lugar. O que existia eram poucas casas na beira do rio, onde morava as autoridades da época, como o seu José Cavalcante e outros.

JH: O que mudou?

P: A mudança veio aos poucos, com a construção de nossa avenida José Cavalcante, construção de casas e postos comerciais. No início a nossa avenida era de piçarra. Logo depois veio o calçamento de pedra e já muito recente foi colocado o asfalto. Hoje nosso bairro é um dos mais bonitos da cidade, desde quando chegamos só foi melhoria.

JH: Melhorou ou piorou e quando melhorou ou piorou?

P: Melhorou 100%. A melhoria veio um pouco lenta quando a gente chegou, mas com o passar dos anos foi acelerando. Mais ou menos em 2000 a nossa cidade deu uma alavancada com a chegada de uma multi-nacional, a BUNGE, com construção de casa e geração de empregos pra nossa sociedade, e depois foi chegando várias outras empresas para o nosso município e atraindo grandes investidores na compra de terra pra a produção de soja e vários outros tipo de agricultura.

JH: Se pudesse voltar no tempo você viria de novo?

P: Sim, eu viria com certeza, por que foi aqui nessa cidade, nesse município, onde eu me criei e criei meus filhos e netos, e hoje me sinto realizada por ter meus filhos todos formados e meus sobrinhos estudando, pra sempre estar em constante evolução junto com nossa cidade, nosso município. Eu sou costureira e tenho orgulho de morar em Uruçuí.

 

2 pensou em “Centro de Uruçuí. Entrevista de Maria das Dores Gomes Rocha (Perpétua) concedida a João Hemílio Alencar Alves

  1. Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *