Arquivo da categoria: Sem categoria

Maria Izabella Soares Aquino: Encantada da nossa história!

Maria Izabella se foi no Dia do Historiador e poucos dias depois da regulamentação da profissão, conquista de mais de 50 anos de luta. Estudante brilhante, esforçada, atenciosa e generosa com tod@s ao seu redor, esteve desde os primórdios do AHORU atuando em muitos projetos: as entrevistas com os indígenas do Sangue, a digitalização dos acervos da câmara municipal e da secretaria paroquial de Uruçuí e o projeto QR Code de preservação de pontos históricos da cidade. Foi semifinalista na Olimpiada Nacional de História do Brasil em 2017, e ainda no ensino médio apresentou trabalho em 2018 junta a outr@s colegas em evento científico para estudantes de graduação, sendo aplaudida por uma sala lotada. Mesmo tão jovem, Izabella foi fundamental para a cultura e história de Uruçuí e do Piauí, mas partiu muito antes do que deveria. A falta que sentimos não é apenas pelos projetos e sonhos interrompidos, mas pela saudade dessa pessoa carinhosa, dedicada e que autenticamente lutava pelo bem de tod@s e por um mundo mais justo, democrático e feliz. Ninguém sabe a hora que vai, e, por isso, aprendamos com Izabella, que teve sonhos, projetos e AÇÕES até o fim de sua trajetória. Lembrando dela, sigamos felizes na luta e pelo privilégio de termos convivido com essa pessoa incrível. Como diriam os índios no Nordeste – como os do Sangue, cuja história ela ajudou a contar – as pessoas não morrem, se encantam. Como se foi no Dia do Historiador, e pelo tanto que fez na sua breve vida, Izabella é uma Encantada, protetora da nossa história!

Historiando a própria história

A inspiração do Arquivo Histórico On-line da Região de Uruçuí (AHORU) veio do projeto de historiadores do Ceará – Alexandre Gomes (UFPE) e João Paulo Vieira (COMPHIC) – chamado “Historiando”, por meio do qual promoveram capacitações em pesquisa histórica com jovens de comunidades cearenses – a maioria indígenas – e que tiveram como resultados exposições sobre suas histórias: https://projetohistoriando.wordpress.com/
Adaptando o projeto à nossa realidade, e indo mais além, a proposta do AHORU é que seja alimentado sempre que possível, tanto por projetos promovidos pelo Instituto Federal do Piauí – com pesquisas executadas pelos próprios estudantes – quanto por contribuições da comunidade. Os documentos históricos que irão compor o acervo do Arquivo podem ser de qualquer natureza: áudios ou transcrições de entrevistas a partir da metodologia da história oral; imagens de objetos, obras arquitetônicas e lugares de memória; fotografias e vídeos; documentos manuscritos digitalizados etc.
Esperamos que o AHORU sirva de fonte de pesquisa tanto para alunos de graduação em História de qualquer lugar do Piauí, do Brasil e do mundo quanto para qualquer pessoa interessada na história do cerrado piauiense. Além disso, a ideia pode ser adaptada para outras escolas e instituições que se interessarem em desenvolver trabalhos semelhantes.

Como estreia do AHORU, as primeiras publicações são textos, fotografias e entrevistas frutos de pesquisas promovidas pelos estudantes do PROEJA do IFPI acerca de 5 bairros de Uruçuí. São eles João Hemílio Alencar Alves (Centro de Uruçuí); Idenilson dos Santos Pereira, João Paulo Mota dos Santos e Graciela Alves Feitosa (Fogoso); Gilbertina Pereira de Sousa (Alto Bonito); Sebastião Lopes da Silva (Aeroporto) e Francisco de Sousa Borges (Portal do Cerrado).

Agradeço a Thiago de Carvalho (T.I. de Uruçuí), Janaína Carvalho (Dircom) e Tércio Oliveira (DTI) pela realização deste trabalho!