Todos os posts de Dircom

Historiando a própria história

A inspiração do Arquivo Histórico On-line da Região de Uruçuí (AHORU) veio do projeto de historiadores do Ceará – Alexandre Gomes (UFPE) e João Paulo Vieira (COMPHIC) – chamado “Historiando”, por meio do qual promoveram capacitações em pesquisa histórica com jovens de comunidades cearenses – a maioria indígenas – e que tiveram como resultados exposições sobre suas histórias: https://projetohistoriando.wordpress.com/
Adaptando o projeto à nossa realidade, e indo mais além, a proposta do AHORU é que seja alimentado sempre que possível, tanto por projetos promovidos pelo Instituto Federal do Piauí – com pesquisas executadas pelos próprios estudantes – quanto por contribuições da comunidade. Os documentos históricos que irão compor o acervo do Arquivo podem ser de qualquer natureza: áudios ou transcrições de entrevistas a partir da metodologia da história oral; imagens de objetos, obras arquitetônicas e lugares de memória; fotografias e vídeos; documentos manuscritos digitalizados etc.
Esperamos que o AHORU sirva de fonte de pesquisa tanto para alunos de graduação em História de qualquer lugar do Piauí, do Brasil e do mundo quanto para qualquer pessoa interessada na história do cerrado piauiense. Além disso, a ideia pode ser adaptada para outras escolas e instituições que se interessarem em desenvolver trabalhos semelhantes.

Como estreia do AHORU, as primeiras publicações são textos, fotografias e entrevistas frutos de pesquisas promovidas pelos estudantes do PROEJA do IFPI acerca de 5 bairros de Uruçuí. São eles João Hemílio Alencar Alves (Centro de Uruçuí); Idenilson dos Santos Pereira, João Paulo Mota dos Santos e Graciela Alves Feitosa (Fogoso); Gilbertina Pereira de Sousa (Alto Bonito); Sebastião Lopes da Silva (Aeroporto) e Francisco de Sousa Borges (Portal do Cerrado).

Agradeço a Thiago de Carvalho (T.I. de Uruçuí), Janaína Carvalho (Dircom) e Tércio Oliveira (DTI) pela realização deste trabalho!