Historiando a própria história

Criado no Instituto Federal do Piauí, campus de Uruçuí, o objetivo do Arquivo é servir como patrimônio cultural para a população das cidades desta região, guardando e divulgando acervos ligados à sua história, como fotografias, manuscritos digitalizados, transcrição de entrevistas, imagens de objetos, obras arquitetônicas e lugares de memória etc.
A inspiração do Arquivo Histórico On-line da Região de Uruçuí (AHORU) veio do projeto de historiadores do Ceará – Alexandre Gomes (UFPE) e João Paulo Vieira (COMPHIC) – chamado “Historiando”, por meio do qual promoveram capacitações em pesquisa histórica com jovens de comunidades cearenses – a maioria indígenas – e que tiveram como resultados exposições sobre suas histórias: https://projetohistoriando.wordpress.com/
Adaptando o projeto à nossa realidade, e indo mais além, a proposta do AHORU é que seja alimentado sempre que possível, tanto por projetos promovidos pelo Instituto Federal do Piauí – com pesquisas executadas pelos próprios estudantes – quanto por contribuições da comunidade. Os documentos históricos que irão compor o acervo do Arquivo podem ser de qualquer natureza: áudios ou transcrições de entrevistas a partir da metodologia da história oral; imagens de objetos, obras arquitetônicas e lugares de memória; fotografias e vídeos; documentos manuscritos digitalizados etc.
Esperamos que o AHORU sirva de fonte de pesquisa tanto para alunos de graduação em História de qualquer lugar do Piauí, do Brasil e do mundo quanto para qualquer pessoa interessada na história do cerrado piauiense. Além disso, a ideia pode ser adaptada para outras escolas e instituições que se interessarem em desenvolver trabalhos semelhantes.

Com nosso projeto de pesquisa aprovado em edital do IFPI, agora contamos com a imprescindível “garimpagem” dos jovens pesquisadores Rebeca Freitas Lopes, Sarah Maria Oliveira Grigório, Carlinete Gonçalves Moreira, Andrew Lucas Moreira de Sousa e Diego Borges de Sousa, além dos voluntários Matheus Martins Soares e Enéas da Silva Alves!

Agradeço a Thiago de Carvalho (T.I. de Uruçuí), Janaína Carvalho (Dircom) e Tércio Oliveira (DTI) pela realização deste trabalho!